A papinha de painço é um dos alimentos mais balanceados que existe em termos nutricionais, pois o painço  contém muitas vitaminas, minerais e fibras. ***O painço pode ser encontrado em casa de produtos naturais.***

Quando o bebê atinge os 6 meses (confesso que com a minha falta de leite, e com supervisão médica, meus 2 filhos foram introduzidos às papinhas por volta dos 4 meses). Essa introdução tem que ser bem tranquila, sem pressão e mais como uma forma de suplemento à fórmula alimentar. Os pediatras e o Ministério da Alimentação na Dinamarca recomendam introduzir alimentos como o painço, a farinha de trigo sarracena e farinha de milho, por dois motivos: são alimentos livre de glúten e por se aproximarem ao sabor do leite materno – principalmente se o bebê ainda não tiver os 6 meses, pois seu organismo ainda não está pronto para digerir o glúten.

Apesar de fazer parte da vida, a introdução tem que respeitar os limites e o interesse do bebê. No começo o mingau (a papinha) deve ser bem ralo, com a consistência semelhante à uma sopa um pouco cremosa e deve ser introduzido como uma ‘amostra’ antes do peito ou da mamadeira, ou seja, poucas colheradas é o suficiente. É importante também não tentar introduzir os alimentos sólidos quando o bebê estiver cansado ou irritado e deve-se parar ao menor sinal de desinteresse do bebê (se ele virar o rosto, por exemplo). Comece a introdução uma vez por dia, na hora do almoço por exemplo.

É perfeitamente normal o bebê fazer caretas ou empurrar a papinha para fora da boca, o movimento da língua que ele precisa fazer para comer com a colher é novidade, e ele precisa se adaptar à isso. Mas lembre-se de não forçar caso ele vire o rosto ou feche a boca para a colher.

Se quiser adoçar a papinha, prefira adicionar frutas amassadas ou peneiradas ou então adicionar uma colher de sopa de papinha de maçã ou pêra.

Receita de Papinha de Painço

painco1

  • 200ml de água fria
  • 2 colheres de sopa de farinha de painço
  • 100 – 150ml de leite materno ou fórmula infantil

 

Modo de Preparo:

Cozinhe a água e o painço em uma panela por 3 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e adicione o leite materno ou fórmula infantil e misture bem. Adicione um pouquinho mais de leite materno ou fórmula na hora de comer, para deixar a papinha mais rala. Certifique-se de que não está muito quente antes de servir ao bebê!

Papinha de painço com pêra e banana

painco2

  • 100ml da papinha de painço pronta (vide receita acima)
  • 100ml de papinha de pêra
  • 1/2 banana amassada

Misture tudo e sirva em seguida.

Papinha de pera

pera

  • 3 pêras maduras
  • 50ml de água

 

Modo de preparo:

Descasque as pêras, remova as sementes e corte em cubinhos. Coloque a água e as pêras em uma panela e cozinhe em fogo baixo até virar uma papinha.

Se não for usar a papinha de pêra em uma única vez, pode ser colocada em forminha de gelo e levada ao freezer, dessa forma, você sempre terá papinha de pêra pronta para o seu bebê.